Guia da diversão: tire todas as dúvidas para curtir o carnaval no Rio ao máximo

bloco de rua no carnaval do rio de janeiro

O carnaval é uma das épocas mais cobiçadas para visitar o Rio de Janeiro. São inúmeros eventos acontecendo ao mesmo tempo. É imprescindível se organizar para não perder os melhores momentos e acabar a energia antes do tempo.

 

A parte boa é que se você é uma pessoa diurna, terá opção desde às 6:00 da manhã para cair na folia, se preferir a noite, também não tem problema, a festa não pára e as opções atendem a todos os gostos.

 

Abaixo responderemos algumas perguntas para te ajudar nessa organização.

 

Blocos de Rua

bloco de rua no carnaval do rio de janeiro

Quanto custa para participar de um bloco no Rio de Janeiro?

Os blocos de rua do Rio são 100% gratuitos.

 

Onde os blocos desfilam?

Durante o Carnaval, os blocos estão espalhados em todos os bairros do Rio de Janeiro, sempre ao ar livre. O importante é saber com antecedência o local que ele concentra, a hora e o dia.

 

Para isso, dias antes do carnaval sai uma agenda oficial com todas as informações. Fácil de encontrar na internet, redes sociais e também em encartes distribuídos pela prefeitura em hotéis e restaurantes.

 

Quais são os melhores blocos de rua do Rio de Janeiro?

São mais de 450 blocos e alguns existem a mais de 100 anos, como o bola preta, outros surgiram nos últimos carnavais e são temáticos, como o Sargento Pimenta que tem no repertório música dos Beatles.

 

Porém existem também os não-oficiais, esses não divulgam o horário e local de saída. Para ficar por dentro, fique de olho nas redes sociais dos blocos e nas hashtags, normalmente avisam no dia.

 

Vamos listar os favoritos da Find Your Rio, porém bloco é o que não falta!

 

Os oficiais obrigatórios na nossa lista:

  • Cordão do Boitatá
  • Sassaricando
  • Multibloco

 

Dentre os não-oficiais:

  • Bonytos de Corpo
  • Viemos do Egyto
  • Amigos da Onça

 

Como me fantasio para um bloco?

A melhor forma é colocar a criatividade para funcionar pensando que estará muito calor e provavelmente você andará bastante! Se você for em algum bloco temático, procure por hashtags como as pessoas foram fantasiadas no ano anterior.

Por exemplo, quando você for se fantasiar para ir no bloco Viemos do Egyto, procure no Instagram #viemosdoegyto e tire algumas ideias das fotos que aparecerem.

 

Desfile no sambódromo

Quais são os dias de desfile de escola de samba em 2018?

Em 2018 os desfiles acontecerão nos dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro. As duas primeiras noites serão as escolas de samba que pertencem ao grupo de acesso e as duas últimas as escolas do grupo especial.

 

Que horas começa e acaba o desfile?

 

A primeira escola entra na avenida às 21:00 e normalmente termina por volta das 04:00 da manhã, se não tiver nenhum contratempo.

 

Como comprar os ingressos?

Para comprar os ingressos, a melhor forma é achar alguma agência credenciada para venda. Os valores variam entre R$20,00 (ingressos populares) a R$3.000,00 ou mais. São diversas categorias e setores.

 

Alguns camarotes têm festa privativa, open bar e comida liberada a noite toda. Para mais informações, compra de ingresso, fantasia e traslado de ida e volta para o sambódromo, entre em contato com a Find Your Rio

 

Como ir para o sambódromo?

Existe uma estação de metrô chamada Praça Onze, são 10 minutos caminhando do sambódromo, porém sempre ficam muito cheios para ida e volta.

 

Existem traslados autorizados que deixam e buscam os passageiros dentro dos setores ímpares e pares do sambódromo. Normalmente são mais caros do que ir de táxi, porém mais seguros e confortáveis. Saem e voltam para praticamente todos os hotéis da zona sul, barra, centro e porto do Rio de Janeiro.

 

Posso participar desfilando?

Sim. Essa é uma das experiências mais fantásticas para vivenciar o Rio de Janeiro. Para ver as fantasias disponíveis, envie um e-mail para contato@findyourrio.com.

 

Posso assistir e desfilar no mesmo dia?

 

Sim. Porém terá que comprar o ingresso para assistir e a fantasia separados.

Preparado para se divertir depois de ler nosso guia? Compartilhe e siga nosso Facebook e Instagram para saber tudo sobre o carnaval na Cidade Maravilhosa.

Comments

comments

Luciana

Carioca da gema, apaixonada por uma cervejinha no boteco da esquina. Formou em Comunicação só como desculpa para contar muitas histórias, principalmente sobre a cultura carioca e curiosidades que acontecem por aqui. Junto com a Sabrina fundou a Find Your Rio para unir a paixão de viajar e contar histórias!