Premiações: saiba quais recompensas vão fazer seus funcionários amarem a sua empresa!

parapente é uma ótima recompensa

Manter a motivação dos colaboradores é o principal objetivo das empresas que se preocupam com a qualidade total. Para que se tenha bons resultados alcançados é preciso ter uma equipe que colabora e receba recompensas pelo esforço feito.

 

De nada adianta ser uma empresa moderna, com ótimo mobiliário, softwares avançados, excelente infraestrutura se as equipes não estiverem envolvidas e motivadas. Não basta distribuir brindes ou realizar aquele grande churrasco no final do ano.

 

É preciso estudar e planejar bastante antes de lançar uma campanha. É nesse momento que as empresas voltam sua atenção especial para o marketing de incentivo.

 

O marketing de incentivo é a ferramenta composta por uma gama de ações pré planejadas que buscam atingir o maior potencial dos seus funcionários.

 

Todo o movimento do marketing de incentivo funciona como uma grande luta onde as forças internas bem motivadas vencem as forças externas, como por exemplo: pressões de mercado, cobranças, concorrentes ou qualquer outra força que venha desmotivar a equipe.

 

É preciso conhecer bem o seu time e o que tocará melhor a sua força de trabalho. Compreender o que eles percebem como valor é a chave para acertar na campanha e motivar ao máximo.

 

Considerando que você já conhece bem os seus funcionários, o que os motiva, quais são os seus objetivos e o orçamento que tem disponível, é hora de dar atenção a uma parte bastante importante do marketing de incentivo – a recompensa!

 

Afinal, a recompensa é a meta final do premiado, precisa ser atraente, ser valioso, ser desejado e estar ao alcance.

 

Algumas soluções mais usadas como premiações do marketing de incentivo são:

Bonificação em dinheiro

 

Durante muito tempo a bonificação em dinheiro foi a ferramenta mais eficaz para recompensar funcionários e mantê-los motivados.

 

O próprio funcionário define como e com que irá gastar o dinheiro, porém com a crescente mudança de valores, a bonificação direta em dinheiro começou a se tornar menos eficaz e facilmente esquecida pelos funcionários, apesar de ainda ser a mais usada.

 

Um cuidado que deve sempre existir com este tipo de remuneração é que ele não se torne frequente e seja confundido como parte do salário.

 

Programas de recompensa/Acúmulo de pontos

passeio de paraglider no Rio de Janeiro

 

Esta é a alternativa para que exista uma campanha constante de incentivo acontecendo sem que seja uma premiação com data específica e esperada.

 

As recompensas podem acontecer a cada momento e as premiações podem ser escolhidas pelos funcionários que de acordo com os pontos acumulados pelas metas batidas, podem escolher desde pequenos presentes até participação nas ações da empresa.

 

Esta é uma solução com custo menor, se bem planejada, porém de menor impacto de um objetivo específico. O programa requer um acompanhamento e análise constante do desempenho dos colaboradores.

 

Produtos físicos/brindes

 

Se muito bem escolhidos de acordo com o público-alvo, as recompensas em produtos físicos, como por exemplo: relógios, malas, decoração e, o preferido da maioria, os eletrônicos funcionam bem para um objetivo específico.

 

Apesar de ser um pouco mais lembrado do que a recompensa em dinheiro direto, o produto também pode ter um tempo de lembrança curto, ser esquecido facilmente pelo funcionário ou até mesmo virar obsoleto depois de um tempo.  

 

Viagens/Experiência de incentivo

passeio de canoa no mar

 

Como falamos em outro post, a viagem ou experiência de incentivo é a “cereja do bolo” das recompensas.

 

É comprovadamente o prêmio com maior residual, ou seja, o funcionário que recebe uma viagem como incentivo demora muito mais tempo para esquecer o que recebeu do que qualquer outra alternativa.

 

As empresas especializadas podem criar recompensas personalizadas para o perfil do público e trabalhar bastante a recompensa com apelo emocional. A ideia é buscar encantar e convencer.

 

É preciso criar momentos únicos e surpreendentes, roteiros e passeios exclusivos, algo que mesmo com poder aquisitivo o funcionário não conseguiria realizar sozinho.

 

Realizada em grupos a experiência ainda funciona para estreitar os laços sociais, sendo uma excelente oportunidade para aproximar pessoas e melhorar o fluxo interno.

 

A recompensa se torna ainda mais efetiva quando envolve a família, desta maneira garante o fortalecimento do vínculo do colaborador com a empresa, fazendo com que a viagem passe a fazer parte das memórias positivas de toda a família do funcionário.

 

A Find Your Rio é uma DMC (Destination Manager Company) no Rio de Janeiro e somos especializados em criar experiências inesquecíveis e personalizadas, executando atividades únicas, sob medida e com cenários de tirar o fôlego.

 

Se você tem interesse em montar uma viagem de incentivo ou uma experiência exclusiva para sua empresa, entre em contato conosco.

 

Preparado para incentivar seus colaboradores? Compartilha então com seus amigos e nos siga em nosso Facebook e Instagram para estar sempre por dentro!

 

footer

Comments

comments

Luciana

Carioca da gema, apaixonada por uma cervejinha no boteco da esquina. Formou em Comunicação só como desculpa para contar muitas histórias, principalmente sobre a cultura carioca e curiosidades que acontecem por aqui. Junto com a Sabrina fundou a Find Your Rio para unir a paixão de viajar e contar histórias!